Estudo das relações entre o atendimento à pessoa com deficiência no Brasil e a produção europeia e norte-americana

2013 – Atual
Na história da educação especial brasileira, há inúmeros exemplos de referências estrangeiras nas políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em conhecer a relação entre as concepções de deficiência e de seu atendimento na Europa e América do Norte a formação da perspectiva da política de atendimento educacional no Brasil para essa população. O corpus da pesquisa constitui-se de documentos da legislação brasileira, produção científica brasileira referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, produção científica europeia e norte-americana referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, e documentos internacionais de orientação a diferentes países. Trata-se de uma pesquisa documental e para fins de organização dos procedimentos de coleta e análise dos dados, dividimos o trabalho em três períodos: Colônia e Império; início da República até a Constituição de 1988; e da Constituição de 1988 até o início do século XXI.
Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Integrante / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi – Integrante.
____________________________________________________
Disponibilizamos o acesso a parte do material coletado, com documentos digitalizados sobre a educação da pessoa com deficiência relativos ao século XIX e século XX, catalogados por décadas.
Caso deseje colaborar com a construção do acervo, com envio de material, dúvidas, ou sugestões entre em contato por meio do email: creiaufms@gmail.com.
ACERVO VIRTUAL NO MENU:
ACERVO VIRTUAL> SÉCULO XIX
ACERVO VIRTUAL> SÉCULO XX