Campanha Eu Respeito – UFMS Inclusão Junho 2018

A campanha Eu Respeito do mês de junho tem como tema as Ações Afirmativas, que procuram garantir igualdade em oposição à discriminação. O objetivo da campanha é promover o respeito entre a comunidade acadêmica, como um valor que deve ser colocado em prática nas interações do dia a dia. As atividades desenvolvidas no Campus do Pantanal tratam sobre inclusão e diversidade na educação básica e educação superior.

Inscrições em: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdzXGY6FPXGrl8GyPUJYpsDMFFStbQA33CKLAsoCX2xr0YGdw/viewform?usp=sf_link

Confira a programação:

Campanha Eu Respeito – UFMS Junho

20/06 (quarta-feira) – noite 21/06 (quinta-feira) – tarde 21/06 (quinta-feira) – noite
18h30- 21h30Local: Auditório H-108 (Unidade I)

 

Mesa redonda: Inclusão e diversidade na educação básica e educação superior

 

“Acesso e acessibilidade: um olhar para o ensino superior” – Prof. Me. Daniel Mendes da Silva Filho (Secretaria de Educação de Ladário)

 

“A gestão escolar e as políticas da educação especial” – Psic. Dnda. Flávia Pedrosa de Camargo (IFMS)

 

“Trajetória de pessoas com deficiência na educação básica e no ensino superior”

Gabrielli Ferreira Rios (Pedagoga e professora de AEE)

Robeson Adrison Barbosa Leite (Acad. de Letras-Inglês, UFMS/CPAN)

 

Mediação: Profa. Dra. Andressa Santos Rebelo (UFMS)

16h-17h00Local: Auditório H-108 (Unidade I)

Oficina:

“Necessidades educacionais especiais e tecnologia assistiva” – Acadêmicas do Mestrado em Educação UFMS/CPAN Profa. Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa (Secretaria de Educação de Corumbá) e Profa. Thaís Aquino Sigarini Botelho (Bolsista CAPES).

 

17h00-18h00

Local: Auditório H-108 (Unidade I)

Oficina:

“Inclusão e interação através da Comunicação Suplementar e Alternativa” – Ivan Roger dos Santos Leite (Acad. de Letras-Espanhol, UFMS/CPAN)

 

Obs: Os participantes das oficinas devem instalar previamente em seu celular os aplicativos gratuitos Hand Talk e LetMe Talk, disponíveis na Play Store.

18h30- 21h30Local: Auditório H-108 (Unidade I)

 

Mesa redonda: Políticas e práticas de educação e inclusão

 

“Movimento e práticas inclusivas” – Profa. Dra. Sarita de Mendonça Bacciotti (UFMS)

 

“A importância da aprendizagem da Libras para crianças surdas em contextos não escolares” – Profa. Ma. Andrea Duarte de Oliveira (IFMS)

 

“O papel do professor de apoio na educação básica” – Profa. Rosa Alessandra Rodrigues Corrêa (Secretaria de Educação de Corumbá)

 

“Política de cotas” – Profa. Ma. Cláudia Elizabete da Costa Moraes Mondini (UFMS)

 

Mediação: Profa. Dra. Andressa Santos Rebelo (UFMS)

Será entregue declaração (de 10h) aos participantes a partir do dia 02/07, na Secretaria do Mestrado em Educação, Unidade III, Campus do Pantanal.

Estudo das relações entre o atendimento à pessoa com deficiência no Brasil e a produção europeia e norte-americana

2013 – Atual
Na história da educação especial brasileira, há inúmeros exemplos de referências estrangeiras nas políticas e práticas adotadas em relação ao atendimento educacional das pessoas com deficiências. Partindo dessa constatação, o objetivo deste projeto consiste em conhecer a relação entre as concepções de deficiência e de seu atendimento na Europa e América do Norte a formação da perspectiva da política de atendimento educacional no Brasil para essa população. O corpus da pesquisa constitui-se de documentos da legislação brasileira, produção científica brasileira referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, produção científica europeia e norte-americana referente à deficiência e seu atendimento em diferentes épocas, e documentos internacionais de orientação a diferentes países. Trata-se de uma pesquisa documental e para fins de organização dos procedimentos de coleta e análise dos dados, dividimos o trabalho em três períodos: Colônia e Império; início da República até a Constituição de 1988; e da Constituição de 1988 até o início do século XXI.
Integrantes: Andressa Santos Rebelo – Integrante / Mônica de Carvalho Magalhães Kassar – Coordenador / Gilberta Sampaio de Martino Jannuzzi – Integrante.
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Disponibilizamos o acesso a parte do material coletado, com documentos digitalizados sobre a educação da pessoa com deficiência relativos ao século XIX e século XX, catalogados por décadas.
Caso deseje colaborar com a construção do acervo, com envio de material, dúvidas, ou sugestões entre em contato por meio do email: creiaufms@gmail.com.
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Década 1990

RELATÓRIO FINAL DA COMISSÃO DE ASSUNTO SOCIAIS DO SENADO FEDERAL. 1991. Páginas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32.

DADOS ESTATÍSTICOS PARA ELABORAÇÃO DO RELATÓRIO. 1997. Páginas: 1, 2, 3, 4.1, 4.2, 5, 6, 7, 8, 9, 10.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. SECRETARIA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL. EDUCAÇÃO ESPECIAL ANÁLISE DAS ESTATÍSTICAS DE 1996. Uma visão crítica, 1997. Páginas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30.1, 30.2, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62.

Ofício FENAPAES. SEESP. 1997.

Década 1980

GOYO, Antônio Celso; MANZINI, Eduardo; CARVALHO, Margarida B. de; BALTHAZAR, Mary Frances; MIRANDA, Therezinha G. Justificativas para a formação profissional do deficiente mental: revisão da literatura brasileira especializada. Cadernos de Pesquisa, São Paulo (69): 53-57, maio, 1989.

NORMAM, A. DEFICIÊNCIA NO TERCEIRO MUNDO. 1981. Páginas: 1, 2, 3, 4.

PEIXOTO, A. C. A REFORMA EDUCACIONAL FRANCISCO CAMPOS. DISSERTAÇÃO DE MESTRADO. 1981. Páginas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15.1, 15.2, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87, 88, 89, 90, 91, 92, 93, 94, 95, 96, 97, 98, 99, 100, 101, 102, 103, 104, 105, 106, 107, 108, 109, 110, 111, 112, 113, 114, 115, 116, 117, 118, 119, 120, 121, 122, 123, 124, 125, 126, 127, 128, 129, 130, 131, 132, 133, 134, 135, 136, 137, 138, 139, 140, 141, 142, 143, 144, 145, 146, 147, 148, 149, 150, 151, 152, 153, 154, 155, 156, 157, 158, 159, 160, 161, 162, 163, 164, 165, 166, 167, 168, 169, 170, 171, 172, 173, 174, 175, 176, 177, 178, 179, 180, 181, 182, 183, 184, 185, 186, 187, 188, 189, 190, 191, 192.

CIRINO, F. J. G. O. DA ORTOPEDIA MENTAL AOS MENINOS DE BARBACENA. 1986. Páginas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24.

 

Década 1970

CONCLUSÕES DO SEMINÁRIO LATINO-AMERICANO SOBRE PLANEJAMENTO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS PARA DEFICIENTES MENTAIS NOS PAÍSES EM DESENVOLVIMENTO. 1971. Páginas: 1, 2, 3.

FUNDAÇÃO ESTADUAL DO BEM ESTAR DO MENOR. Bibliografia. 1978.

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RIBEIRO, M., LUISA, S. O ILUMINISMO PORTUGUÊS E SUA INFLUÊNCIA NO BRASIL COMO REAÇÃO À EDUCAÇÃO JESUÍTICA. SÃO PAULO, PUC. 1976. Páginas: 1, 2, 3, 4.1, 4.2, 5, 6, 7, 8, 9.

PEREIRA, O. S. Integração do excepcional na força de trabalho. 1977. Páginas: 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 29, 30, 31, 32, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 53, 54, 55, 56, 57, 58, 59, 60, 61, 62, 63, 64, 65, 66, 67, 68, 69, 70, 71, 72, 73, 74, 75, 76, 77, 78, 79, 80, 81, 82, 83, 84, 85, 86, 87. Texto completo em PDF, aqui.

Década 1950

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