Grupos de Pesquisa (CNPq) e projetos relacionados

 

Rede de Pesquisa em Educação Especial de Mato Grosso do Sul: https://pesquisaeems.ufms.br/https://pesquisaeems.wordpress.com/

 

Observatório da Educação CAPES/INEP: http://comunidades.capes.gov.br/

 

Educação e Cidadania (UFMS/CPAN)

Endereço para acessar espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3888236649541593

Página web: http://creia.sites.ufms.br/

Líder: Mônica de Carvalho Magalhães Kassar

O Grupo de Pesquisa Educação e Cidadania foi formado, originalmente, por um grupo de docentes dos departamentos de Psicologia e de Educação do Campus de Corumbá, que vem discutindo, estudando, pesquisando e prestando serviços sobre temas relacionados à infância e à adolescência. Desde o ano de 1994, o grupo de pesquisa desenvolve seus projetos no Centro de Referência de Estudos da Infância e Adolescência – CREIA – implantado através de convênio firmado entre a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS e o extinto Centro Brasileiro para a Infância e Adolescência – CBIA. Atualmente, assessora organismos como o Conselho Municipal dos Direitos da Infância e Adolescência, o Conselho Municipal de Entorpecentes, a Secretaria de Promoção Humana e Inclusão Social, no município de Corumbá, na elaboração e avaliação de programas e projetos ligados à infância e à adolescência. No ano de 1995, o CREIA iniciou a publicação de uma revista – Revista Re-Criação, que desde 1998 tem periodicidade semestral. Em 2003, o CREIA foi convidado a assessorar a equipe da Escola de Conselhos – UFMS, na elaboração da matriz pedagógica do Programa de Ações Integradas e Referenciais de Enfretamento à Violência Sexual Infanto-Juvenil no Território Brasileiro – PAIR – fruto de convênio assinado pela Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República e Agência Americana para o Desenvolvimento Internacional – USAID, representada pelo POMMAR – Partners of The Americas. Em 2004, o CREIA firmou convênio com a Organização Internacional do Trabalho – OIT, para continuidade das ações de enfrentamento à exploração sexual, no município de Corumbá. Em 2008, foi proposto, implantado e recomendado o Programa de Pós-graduação em Educação (nível Mestrado), com área de concentração em Educação Social, no Campus de Corumbá-UFMS.

 

Estudos e Pesquisas em Educação Especial (UEL)

Endereço para acessar espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3920809380051628

Líder: Silvia Márcia Ferreira Meletti

Desenvolvimento de investigações em educação especial prioritariamente no que se refere à inclusão e aos processos de escolarização de pessoas com necessidades educacionais especiais no sistema regular de ensino. As atividades realizadas pelo grupo se referem à orientação de alunos da graduação em pedagogia e em psicologia (TCC e IC) e do mestrado em educação da UEL e ao desenvolvimento de investigações sobre a temática proposta. Os resultados das pesquisas desenvolvidas pelo grupo estão divulgados em eventos científicos, livros e periódicos da área da educação e da educação especial. O Grupo mantém interlocução permanente com pesquisadores da PUC-SP, UFSCar, UFMS, UFSC e UNICAMP com os quais desenvolve a pesquisa em rede Observatório da Educação.

 

GEPETO – Grupo de Estudos de Política Educacional e Trabalho (UFSC)

Endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1677510607966478

Página web: http://gepeto.ced.ufsc.br/

Líderes: Eneida Oto Shiroma e Rosalba Maria Cardoso Garcia

O GEPETO desenvolve pesquisas relativas às políticas educacionais para a educação, particularmente após a década de 1990. Entre os países estudados, além do Brasil, estão Argentina, Chile, Uruguai, França, Portugal, Espanha, Moçambique, Timor Leste e Inglaterra. Organiza-se em quatro linhas de pesquisa: Trabalho, educação e gestão; Educação e Inclusão; Formação de educadores; Políticas públicas educacionais. Tem substantiva produção publicada sob a forma de artigos, capítulos de livros, trabalhos completos em congressos e livros. Organiza livros e periódicos e oferece formação à rede pública. Publicou SHIROMA, E. et al. Política Educacional (4ª ed). RJ: Lamparina, 2007; MICHELS, M.H. et al (Org.) Práticas pedagógicas: política, currículo e espaço escolar. Participa do Observatório da Educação/CAPES (UFSCar, UEL, UFMS, UNICAMP). Colabora na pesquisa Transnational dynamics in quality assurance and evaluation politics of basic education in Brazil, China, Russia, com KUPOLI/Helsinque.

 

Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação – Educação Especial (UFSCar-Sorocaba)

Endereço para acessar o espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9490084710165060

Página web: http://www.nepedeees.ufscar.br/

Líderes: Katia Regina Moreno Caiado e Heulália Charalo Rafante

O “Núcleo de Estudos e Pesquisas em Direito à Educação – Educação Especial” é formado por pesquisadores do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial (UFSCar) e do Programa de Pós Graduação em Educação (Campus Sorocaba) e seus orientandos. Além de professores da rede pública de ensino. Desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino na graduação e pós-graduação. A temática central de estudo é o direito à educação das pessoas com deficiência, com foco na escola. As pesquisas do grupo versam sobre: formação de professores, políticas de educação, interface com a educação do campo e práticas pedagógicas em diferentes etapas, níveis e modalidades da educação.

 

Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade cultural (PUC-SP)

Endereço para acessar espelho do grupo: dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6631855366441624

Líderes: Jose Geraldo Silveira Bueno e Leda Maria de Oliveira Rodrigues

Este Grupo de Pesquisa envolve permanentemente pesquisadores e estudantes da PUC/SP, UEL, UFSCar, bem como outras instituições e pesquisadores nacionais e internacionais, especialmente por meio de intercâmbios de pesquisa e de estágios de doutorado sanduíche. Os membros do Grupo mantêm intercâmbio com IES nacionais, com destaque para a USP, UNIFESP, UNITAL, UNESP, UFSC, UFMS; têm apresentado trabalhos e participado em comitês científicos e organizacionais de eventos nacionais e internacionais; participam em conselhos editoriais ou são pareceristas ad-hoc de periódicos como “Cadernos de Pesquisa” (FCC), “Distúrbios da Comunicação” (PUC/SP), “Didática” (UNESP), “Teias” (UERJ), Educação e Pesquisa (USP), “Ponto de Vista” (UFSC) Revista Brasileira de Educação Especial e Revista Brasileira de Educação/ANPEd; prestam assessorias e consultorias a órgãos e instituições como o MEC, SE/PMSP, CAPES, CNPq, FAPESP, Fundação Ford, FACITEC-ES, SBPC.